Pages

ETEC. Escola Técnica Estadual de São Paulo

Minha foto
Osasco, São Paulo, Brazil
"Etec" Escola técnica Estadual, Situada na rua, Pedro Rissato n:30 Vila dos remédios - Osasco ,São Paulo. Fone:55+(11)3602-5441. Próximo à Rede TV.

Apolo11 - Notícias Científicas

Rastreie em Tempo real a posição da Estação Espacial Internacional ISS.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GIS ou SIG Ubuntu para trabalhos Técnicos Geográficos (gratuitos)


    (SIG) Sistema de Informação Geográfica.
(GIS) Geographic Information System.

 Do (acrônimo/acrônimo inglês) é um sistema de Hardware e Software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.







 Existem vários modelos de dados aplicáveis em SIG (Sistemas de Informação Geográfica).
 Por exemplo, o SIG pode funcionar como uma base de dados com informação geográfica (dados alfanuméricos) que se encontra associada por um identificador comum aos objectos gráficos de um mapa digital.
 Desta forma, assinalando um objecto pode-se saber o valor dos seus atributos, e inversamente, selecionando um registro da base de dados é possível saber a sua localização e apontá-la num mapas.




Você pode facilmente instalar em sua máquina cada uma das aplicações GIS listados abaixo (entre parênteses o nome do pacote), através do Gerenciador de Pacotes Synaptic ou digitando sudo apt-get install nome do programa a partir da linha de comando, assim como qualquer outro pacote. 

GRASS (capim) é um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Utilizado para gerenciamento de dados geoespaciais e análise, processamento de imagem, gráficos / mapas de produção, modelagem espacial e visualização. GRASS é usado atualmente em ambientes acadêmicos e comerciais em todo o mundo, bem como por muitas agências governamentais e empresas de consultoria ambiental. 

GIS - SAGA.

 (saga) (System  for Automated geoscientífic) é um sistema aberto de informações geográficas (SIG) utilizado para edição e análise de dados espaciais.
 Ele inclui um grande número de módulos para a análise de vetor (ponto, linha e polígono) de dados, grade de tabela, e imagem. 


Entre outros, o pacote inclui módulos para geoestatística, classificação de imagens, projeções, simulação de processos dinâmicos (hidrologia, desenvolvimento de paisagem) e análise do terreno.
 A funcionalidade pode ser acessada através de uma GUI, a linha de comando ou usando o C + + API. 





Thuban (Thuban)

Pode ler dados geográficos no formato shapefile.
 Principais características são a gestão Thuban camada ea possibilidade de navegar no mapa, para controlar a aparência visual de objetos, para identificar e editar os atributos pela seleção de objetos e para imprimir e exportar os mapas resultantes para posterior processamento:

GMT (GMT). GMT é livre, coleção de domínio público de aproximadamente 60 ferramentas UNIX que permitem aos usuários manipular (x, y) e (x, y, z) conjuntos de dados (incluindo filtragem, ajuste de tendência, gridding, projetando, etc)
 e produzir Arquivo PostScript encapsulado (EPS)
 ilustrações que vão desde simples gráficos xy através de 
mapas de contorno para as superfícies iluminadas artificialmente e pontos de vista 3-D perspectiva em tom preto e branco, cinza, padrões hachure, e 24 bits de cor. 

GPS ferramentas

Existem várias ferramentas para dados handlign GPS e comunicação com seu dispositivo GPS.
 Eles têm diferentes finalidades e você pode precisar de um ou mais deles para fazer seu trabalho.
 Você pode querer experimentar alguns deles antes de escolher o direito um para você. 



GPS.Babel (gpsBabel)

GPS.Babel (gpsbabel) converte waypoints, trilhas e rotas de um formato para outro, se esse formato é um formato de mapeamento comuns, como Delorme, Streets and Trips, ou mesmo uma série upload ou download para uma unidade de GPS como os da Garmin e Magellan .
 GPSBabel suporta dezenas de formatos de dados e será útil para tarefas como geocaching, mapeamento e conversão de uma unidade de GPS para o outro. 
Entre os formatos interessantes que ele suporta vários dispositivos GPS através de um link serial, vários programas de PDA baseado em mapeamento e vários formatos de Geocaching dados. 

 



gpx2shp (gpx2shp) converte arquivos GPS ou GPX para arquivo ESRI / Shape.
 Inclui o gps2shp ferramentas e gpx2shp.Estes são muito úteis quando se utiliza pontos coletados GPS com ferramentas GIS existentes, como QGIS e GRASS.
 Por favor, note que as recentes versões do sistema operacional QGIS lidar com arquivos muito bem GPX.


Gpsd (gpsd, gpsd-clientes)

 Gpsd (gpsd, gpsd-clientes) é um daemon userland atuando como um elo de ligação entre um receptor de GPS ou LORAN-C e clientes.
 O receptor deverá gerar informações de posição como NMEA-0183, ou formato binário Rockwell, embora isso pode ser mudado. gpsd escuta na porta 2947 para clientes solicitando informações sobre a posição, tempo, velocidade ou altitude.
 Gpsd pode ter informações do GPS e traduzi-lo em algo mais fácil de entender para os clientes. 


Gps Drive (gpsdrive) é um carro (moto, barco, avião) sistema de navegação. Gps unidade exibe a sua posição desde de seu receptor GPS NMEA capaz em um mapa com zoom, o arquivo do mapa é autoselected dependendo da posição e escala de preferência. A saída do discurso é suportado se o "festival" software está sendo executado. Os mapas são autoselected para melhor resolução, dependendo de sua posição. Todos os GPS Garmin reveiver com uma saída serial deve ser usado, também receptor GPS outro que suporta o protocolo NMEA.



GPS Manager (gpsman) é um gerenciador gráfico de dados GPS que possibilita a inspeção, preparação e edição de dados GPS em um ambiente amigável. GPSMan suporta comunicação e registro em tempo real, com ambos os Garmin e receptores Lowrance e aceita em tempo real, informações de log em NMEA 0183 a partir de qualquer receptor GPS. 



Outras ferramentas

AVCE00 (avce00) é uma biblioteca C e grupo de ferramentas que faz Coberturas Arcinfo (binária) aparecer como E00 Vector. Ele permite que você a ler e escrever coberturas binárias como se fossem arquivos E00.



E00compr (e00compr) é uma biblioteca ANSI C que lê e grava Arc / Info comprimido E00 arquivos. Ambos os "parcial" e "FULL" níveis de compressão são suportados. E00 arquivos são o vetor formato de importação / exportação para Arc / Info.É claro ASCII e é concebida como um formato de intercâmbio.
 ESRI considera o formato a ser proprietário, assim que este pacote não pode ler todos os arquivos como ESRI E00 pode alterar o formato.
 Este pacote é útil para a importação de arquivos E00 para o sistema GIS GRASS

Mapserver (cgi-mapserver, mapserver-bin, perl-MapScript, php4-MapScript, php5-MapScript, python-MapScript) é um ambiente de desenvolvimento Open Source para construção de aplicações internet espacialmente habilitado.
 Mapserver não é um sistema GIS com recursos completos, nem aspiram a ser. Em vez disso, destaca Mapserver na renderização de dados espaciais (mapas, imagens e dados vetoriais) para a web.
 O sistema inclui Mapserver MapScript que permite que:





Mapserver (cgi-mapserver, mapserver-bin, perl-MapScript, php4-MapScript, php5-MapScript, python-MapScript) é um ambiente de desenvolvimento Open Source para construção de aplicações internet espacialmente habilitado.


 Mapserver não é um sistema GIS com recursos completos, nem aspiram a ser.
 Em vez disso, destaca Mapserver na renderização de dados espaciais
 (mapas, imagens e dados vetoriais) para a web.




 O sistema inclui Mapserver MapScript que permite que linguagens de script populares, tais como:
  PHP fornecido pelo php4-MapScript e php5-MapScript Python fornecido pelo python-MapScript.
 Perl fornecido pelo perl-MapScript. Java não prevista na verdade por esses pacotes.


Energias Renováveis.

Energias Renováveis

Energia eólica, energia contida na força dos ventos que sopram sobre a superfície da Terra.
 Quando captada, a energia eólica pode ser convertida em energia mecânica, para a realização de tarefas como bombear água, moer grãos e serrar madeira.




 Conectando um rotor giratório (um conjunto de pás ligadas a um eixo) a um gerador eléctrico, as modernas turbinas eólicas convertem a energia eólica, que gira o rotor, em energia eléctrica.
 O vento é criado quando o ar quente sobre a terra aquecida pelo sol se eleva, deixando um vácuo no espaço que antes ocupava.
 O ar frio circundante corre para preencher esse vácuo.

 

Componentes dos sistemas de energia eólica


Os modernos sistemas de energia eólica consistem de três componentes básicos: uma torre na qual se monta a turbina; um rotor movido pelo vento; e a nacela, abrigo para o equipamento, inclusive o gerador, que converte a energia mecânica de um rotor giratório em eletricidade. A torre que sustenta o rotor e o gerador deve ser resistente. As pás do rotor precisam ser leves e fortes, a fim de se mostrarem eficientes em termos aerodinâmicos e resistirem ao uso prolongado sob ventos intensos. Melhorias no desenho estrutural e nos materiais levaram à construção de torres mais altas, possibilitando que os rotores fossem instalados mais longe do solo, onde os ventos são mais fortes.




Pequenas turbinas eólicas (menos de um quilowatt) são montadas em postes simples, ancorados por cabos, com uma altura de 10 a 20 metros.
 Turbinas de 1 a 30 kw são instaladas em torres tubulares ou em treliça, com uma altura de 20 a 40 metros. Turbinas eólicas de tamanho médio geralmente são montadas em torres tubulares de aço, de 25 a 50 m de altura. As torres das turbinas eólicas, que abrigam os cabos que conduzem a eletricidade do gerador até a base da torre, podem ser construídas em metal, plástico reforçado e concreto.
 O rotor, que gira movido pelo vento, sustenta pás projectadas para capturar a energia cinética do vento. Quase todas as turbinas eólicas modernas contam com rotores que giram em torno de um eixo paralelo ao solo.
 O rotor gira um eixo que converte a energia do vento em energia mecânica. Por sua vez, o eixo move o gerador, que converte a energia mecânica em eletricidade.
Embora algumas turbinas eólicas modernas tenham pás de rotor feitas de madeira composta, grande parte dessas peças é fabricada em fibra de vidro, material leve e resistente, geralmente composto de resinas de poliéster e fibras de vidro.
 Ao contrário do moinho de vento rural norte-americano, as turbinas eólicas modernas não usam pás de alumínio ou aço; o alumínio é incapaz de resistir ao esforço contínuo de ser envergado por ventos fortes e o aço é muito pesado. Pequenas turbinas eólicas geralmente usam um leme para manter o rotor na direção do vento.






Usinas de Energia Eólica


Turbinas eólicas podem ser instaladas individualmente, em grupos de duas a dez unidades, ou em grandes conjuntos, chamados usinas de energia eólica ou fazendas eólicas. Estas usinas abrigam uma enorme quantidade de turbinas eólicas. O passo Tehachapi, na Califórnia, contém várias usinas desse tipo, cada uma com mais de mil turbinas. Acredita-se que turbinas eólicas reunidas em usinas apresentam maior economia na geração de eletricidade do que turbinas individuais ou em pequenos grupos. A rentabilidade pode ser maior ao se operar e manter grandes quantidades de turbinas.



Contudo, esta concentração pode diminuir a produção individual, quando turbinas contra o vento interrompem o fluxo de ar das turbinas a favor do vento.
 Com freqüência, a disposição das turbinas eólicas em uma usina é determinada pela geografia local.
 Usinas em terreno plano muitas vezes apresentam longas fileiras paralelas de turbinas.




 Uma das usinas visualmente mais interessantes do mundo é a Tændpibe-Velling Mærsk, na Dinamarca, um conjunto geométrico disposto como uma banda em marcha na península da Jutlândia.
 Em terrenos ondulados ou montanhosos correndo perpendiculares aos ventos prevalecentes, os projetistas geralmente alinham o topo da serra com longas fileiras de turbinas eólicas.
 Esta é a formação utilizada em várias usinas do passo de Altamont, na Califórnia.





A maioria das formas de geração de eletricidade requerem altíssimos investimentos de capital e baixos custos de manutenção. Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica, onde os custos com a construção de cada aerogerador podem alcançar milhões de reais, os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero.
 Na composição do cálculo de investimento e custo nesta forma de energia levam-se em conta diversos fatores, como a produção anual estimada, as taxas de juros, os custos de construção, de manutenção, de localização e os riscos de queda dos geradores.
 Sendo assim, os cálculos sobre o real custo de produção da energia eólica diferem muito, de acordo com a localização de cada usina.
Apesar da grandiosidade dos modernos moinhos de vento, a tecnologia utilizada continua a mesma de há 1000 anos, tudo indicando que brevemente será suplantada por outras tecnologias de maior eficiência, como é o caso da turbovela, uma voluta vertical apropriada para capturar vento a baixa pressão ao passar nos rotores axiais protegidos internamente.
 Esse tipo não oferece riscos de colisões das pás com objetos voadores (animais silvestres) e não interfere na áudiovisão. Essa tecnologia já é uma realidade que tanto pode ser introduzida no meio ambiente marinho como no terrestre.

(Fontes, Wikipédia, Cola da Web)

MEIO AMBIENTE ETEC OSASCO II

MEIO AMBIENTE ETEC OSASCO II